quarta-feira, 12 de junho de 2013

"Não acredite em jovens"

O que a classe (da inteligência) média não enxerga é que a mídia manipula os fatos, enquanto nas ruas a polícia age com uma violência brutal a mando do governo. A mídia não quer esconder, ela quer distorcer para que a grande massa condene o direito à rua e aprove a ação policial. Esse procedimento é apenas mais um sintoma da opressão que se inicia na escola, isto é, a opressão intelectual que visa suprimir a capacidade de reflexão autônoma do sujeito. O Estado, por sua vez, solta os seus cães para dispersar o povo organizado em torno de seus objetivos mais do que legítimos. Opressão subjetiva e objetiva, vinda de todos os lados como bombas de gás lacrimogênio!

Mas qual é o recado que a inteligência média e conservadora não entende? Com certeza o recado subversivo dos manifestantes, pois o da polícia é muito mais compreensível. Mais do que isso, a repressão é desejada e apoiada abertamente. Enquanto os manifestantes promovem uma reflexão profunda através de um ato, convidando toda a população a repensar a própria sociedade, uma parte (manipulada) da população responde com desprezo e condenação.

Os fatos são pedagogicamente explicados pela grande mídia nos seguintes termos:

"Não acredite em jovens que vão às ruas, eles quebram a sua linda agência bancária; eles fazem você chegar mais tarde em casa e perder a novela; eles querem mudar o sistema, mas pra que se você adora as suas compras de supermercado?; eles são negativamente diferentes do seu filho, que só pode brincar no condomínio e fica doente quando anda na rua; eles são amigos de esquerdistas, gente que admira Che Guevara, aquele assassino cruel!"

E por aí vai, num tom cada vez mais cara de pau e determinado a nos convencer cegamente. Fazem isso para defender um sistema desigual, completamente dominado por interesses empresariais em nome do desenvolvimento da nação (uma outra mentira conveniente). Por isso, vamos ao "b a ba" da política das ruas: não acredite nos grandes canais de imprensa, eles são financiados por quem te explora; não confie na polícia, eles também são!

3 comentários:

Raquel Santana disse...

Maravilhosa explanação!
Sabe o maior problema em tudo isso?
É toda manipulação de todos os lados!
Da mídia, dos jovens repletos de justificativas para tanta revolta!
Amei tua observação sobre a rotina das pessoas, não poder ser abalada por eles e suas justas manifestações.
Um coisa te confesso: ver de longe as bandeiras partidárias no meio deles, já me deixa assustada por toda manipulação que eles passam.
Não acredito em protestos, onde individualmente algum cidadão paga o prejuízo do poder público que tem!
Ainda se pode protestar sem existir esses vandalismo todo.
Esse é nosso maior problema: mentes pensantes e conscientes em meio tudo isso.
Mas é o começo...
Ainda terão bastante tempo para perceberem tudo isso...toda essa manipulação.

Anônimo disse...

Aguardei muito tempo para assistir as pessoas enfim lutando por algo comum, mesmo que os benefícios sejam individuais.

Infelizmente ainda assistimos as pessoas lutarem por algo quando dói no bolso. O interesse ainda é pessoal. Já é um grande avanço, não sejamos exigentes.

Gostei muito do seu texto, cuidado apenas com as generalizações. Nem todo meio de comunicação é vendido, nem todo policial é bandido.

Ass: um policial.

Vinícius Barros disse...

Caro policial, a questão no caso não é a corrupção policial, e sim a sua obediência cega quando se ordenam ataques à população organizada.

Dizem que a ditadura morreu, porém sinto a sua respiração.

Abraço com respeito
o autor