sexta-feira, 4 de maio de 2007

A mensagem


" Nos recusamos a ser o que você queria que nós fossemos, somos o que somos."

Quantos homens tiveram ou terão o poder de influenciar gerações como Bob Marley o fez? Creio que existiram poucos e não vão nascer muitos! Bob Marley ultrapassou os limites da música, fez com que suas mensagens se tranformassem em filosofia de vida para muitos, de muitos lugares e de classes sociais diferentes.

Se ainda é possível acreditar na paz entre os povos, não acho que a imagem desta paz seja a pomba branca, na minha opinião, o reggae de Bob é muito mais acessível, real e roots. Que me perdoem os cristãos mais fervorosos, mas Jesus Cristo jamais tocou a minha consciência como este negro jamaicano. Além de ter sido um grande pregador do respeito entre os povos, deixou um grande legado: the Reggae music. Enfim, para que possamos entender a essência do pensamento de Bob, deixo a seguir uma excelente letra:

WAR (GUERRA)
Até que a filosofia que sustenta uma raça superior e outra inferior
seja finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada havera guerra,
eu digo guerra.
Até que não existam cidadãos de 1º e 2º classe de qualquer nação.
Até que a cor da pele de um homem seja menos significante do que a cor dos seus olhos
havera guerra.
Até que todos os direitos basicos sejam igualmente garantidos para todos,
sem discriminação de raça, ate esse dia o sonho de paz duradoura,
da cidadania mundial e as regras da moralidade internacional,
permanecerão como ilusões fugares para serem perseguidas, mas nunca alcançadas agora
havera guerra, guerra.
Até que os regimes ignóbeis e infelizes, que aprisionam nossos irmãos em Angola,
em Mozambique, Africa do sul em condições sub-humanas,
sejam derrubados e inteiramente destruído havera guerra,
eu disse guerra.
Guerra no leste, guerra no oeste, guerra no norte, guerra no sul,
guerra, guerra, rumores de guerra.
Até esse dia, o continente africano não conhecera a paz.
Nós africanos lutaremos se necessário e sabemos que vamos vencer,
porque estamos confiantes na vitória do bem sobre o mal, do bem sobre o mal...

MAIS TRADUÇÕES NO LINK:

Um comentário:

Unknown disse...

Eu gostaria de ter sido uma dessas poucas pessoas que mudaram o mundo. Mais essa vontade eu não alcancei... Mesmo assim, dei uma contribuição (o Be)e espero que ele faça o melhor que ele puder em algum momento de sua existência porque eu acredito que que não viemos aqui à passeio e que cada um tem uma missão... Tô procurando a minha... E nessa busca de acertar, conheci pessoas importantes que estão me ajudando acertar...
Aí Vi... Você é uma delas...
Bjs!!